Nanda Rovere e Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)
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Thiago Lacerda é "Hamlet" |
Uma das obras-primas
do bardo inglês William Shakespeare, Hamlet,
com a sob direção de Ron Daniels, quem assina a tradução e adaptação da obra ao
lado de Marcos Daud, traz um elenco com atores de relevo na cena teatral
paulistana - Antonio Petrin, Selma Egrei, Roney Facchini, Eduardo Semerjian,
Anna Guilhermina, André Hendges, Chico Carvalho, Everson Romito, Fernando
Azambuja, Marcelo Valente Lapuente, Marcos Suchara, Rafael Losso, Ricardo Nash
e Rogério Romera – e no papel-título, Thiago Lacerda. O projeto da montagem foi
idealizado pelo diretor Ruy Cortez, responsável, também, pela curadoria do espetáculo,
patrocinado pelo programa Vivo Encena, que chega ao palco do TUCA nesta sexta-feira
(19), às 21 horas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgn2IQJu0FaRAksdNSvi6DwphK-XO21iaNZMPGeXaQU1iiAmKvD7fbs9L-MUIGEqc0Rdwb08mNVVGaGRlwuWaktvhX2a6-EjYfOpmePmQC7ym2x1AQuFcsW8Uf_kmN2if1_lWkCmSfiES5n/s1600/hamletofelia.jpg)
Ruy Cortez, amigo
de longa data de Ron Daniels, realiza um sonho desde os tempos (12 anos atrás)
em que Daniels dirigiu seu tio, Raul Cortez, em Rei Lear, de ter uma montagem de Hamlet aqui no Brasil,
assinada pelo diretor. Para cuidar da produção, escalou o ator e produtor Claudio
Fontana, que no momento está viajando com a montagem de Macbeth (direção de
Gabriel Villela).
¨Busquei um terreno fértil para a montagem.
Daniels conhece profundamente o teatro e tem grande experiência e
reconhecimento internacional¨, diz o curador, salientando que isso dá ao
diretor a legitimidade para oferecer ao público um espetáculo de qualidade.
Sobre a existência
de inúmeras versões de Hamlet e o que a sua montagem pode
trazer de atrativo, Daniels opina que cada diretor tem a sua interpretação da
obra de Shakespeare e as possibilidades de compreensão do seu conteúdo são
infinitas.
¨Shakespeare tem
bons enredos para o ator e para a plateia e é maravilhoso que existam montagens
diferenciais. Quanto mais Shakespeare, melhor, pois contar histórias é o que
nos define como seres humanos e define quem somos¨, diz o encenador.
¨Shakespeare é um
autor fascinante. Ele é sempre instigante porque é genial e se mantém atual. Nós,
enquanto atores, ao termos na boca as palavras de Shakespeare, crescemos
enquanto profissional. A nossa capacidade de atingir a plateia e transformar o
espectador é muito grande, por isso é preciso passar por Shakespeare¨, finaliza
o produtor.
Shakespeare
escrevia peças para que todos pudessem entender. Seus temas eram rebuscados,
mas pertenciam à cultura popular. O seu objetivo era comunicar de maneira
direta.
Claudio Fontana
acrescenta que é possível montar Shakespeare por vários anos porque ele sempre
vai estar na moda. Assim como Daniels, acredita que as suas obras sugerem
visões infinitas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsl6b8DbQ5jW3YiEHj5h8cuJef-h5ogyLULcIINzDKbFBbgwi-ohMVOmioofNP98y8ToWuFpRIAD6A8KzYoQiKylXAz6AAN1s4f3ece-tZR07fngMF5n8j1yc69x0YBmpo83H8-49LGH_z/s1600/imagesCAX1CKD9.jpg)
Ron Daniels já
dirigiu várias montagens de Hamlet e nesse trabalho também
assinou a cotradução, o que lhe rendeu a oportunidade de descobrir mais nuances
no texto.
Daniels defende
que essa montagem é única e histórica porque cada peça traz um aprendizado novo.
¨ É um grande
presente trabalhar com uma obra em que cada personagem tem quase a importância
do protagonista¨, comenta.
Daniels também frisa
que Hamlet
é um thriller inteligente, empolgante
e cheio de humor, que fala de nós mesmos
e retrata situações do nosso tempo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwb0YQvJFRE73c4vKgzyIdZ18uNDizHQPqRn3ivUsgfuYEno_IxJBE5FXcUzmyLnFi7p3xjgvstEluOHaTd5eBtFGQFuaPW0nfypPitGm0xYMHDOHqZXDicLZNgSIC45lj8e7GyHVHQe-z/s320/hamlet3.jpg)
Neste sentido, a
sua nova versão do clássico inglês é despojada, simples e focada no trabalho
dos atores. Prima pela poesia e o objetivo é apresentar um Shakespeare moderno
e brasileiro, através de um texto de fácil entendimento para que o público
saiba o que o autor está dizendo.
¨Tentamos extrair
de Shakespeare o que ele traz de tragédia brasileira, a partir de um enredo
intrigante, que propõe vários caminhos. Não estamos abrasileirando o texto.
Somos fieis a Shakespeare, mas de uma forma leve e gostosa¨, afirma Daniels.
A tragédia é
contada com profundidade e humanidade A fala do ator é direta, muscular e
lúcida, para que o espectador entenda todos os diálogos e perceba que a
história é atual e universal.
A peça foi montada
como um grande drama familiar, cujo rei é tirado do poder à força, e onde a
rainha se envolve com o cunhado e o filho busca vingança.
No começo da
história, a sociedade é aparentemente maravilhosa, mas o assassinato do rei Cláudio,
pai de Hamlet, já aconteceu. Aos poucos, a corrupção domina as
ações. A sociedade, que parecia perfeita,
vai se decompondo. Hamlet e todos os personagens estão doentes.
Para tentar
desvendar o assassinato do seu pai e descobrir como a tragédia ocorreu, Hamlet
contrata uma trupe de atores. Ele usa o teatro para esclarecer as coisas.
Os artistas chegam
e, através de uma encenação, o protagonista consegue decifrar se Cláudio é
realmente o assassino do seu pai.
Com relação à
criação de seu personagem, Thiago Lacerda afirma que procurou encontrá-lo a
partir do que está sendo contado pelo autor.
¨Meu Hamlet é o resultado do que o texto,
o elenco e o diretor propõem¨, diz o ator. A minha integridade é o que importa
na construção do personagem¨, finaliza.
Hamlet tem o patrocínio Eletrobras e Vivo, programa Vivo EnCena, que possibilita a temporada de
espetáculos e promove workshops e debates,
com o objetivo de contribuir para a formação cultural e para o
aprimoramento do conhecimento de estudantes e profissionais das Artes Cênicas.
Processo de ensaios:
O espetáculo no
palco do teatro Tuca, em São Paulo, é o resultado de três meses de ensaios
intensos (no mínimo oito horas diárias de dedicação de toda a equipe).
Além disso, a
produção viabilizou a viagem de quarenta atores para Atibaia, com o intuito de
investigar a obra de Shakespeare. A maioria do elenco (são 15 atores em cena) é
fruto dessa experiência.
É um fato raro nas
produções teatrais atuais, e segundo o diretor Ron Daniels, proporciona ao
espetáculo uma profundidade ímpar e um resultado cênico deslumbrante.
Sobre Ron Daniels
Ron Daniels
(conhecido também como Ronaldo Daniel) nasceu em Niterói, Rio de Janeiro.
Estudou teatro com Adolfo Celi e Dulcina na Fundação Brasileira de Teatro no
Rio de Janeiro.
O diretor também
foi responsável pela fundação do Teatro Oficina, ao lado de José Celso Martinez
Corrêa e Renato Borghi. Já trabalhou em países como Japão, Inglaterra e Estados
Unidos, como diretor de peças e óperas, e como produtor.
Hamlet marca o seu retorno aos palcos brasileiros, pois a sua
última encenação no Brasil foi Rei Lear, 2000, protagonizado pelo
ator Raul Cortez.
É um dos Diretores Associados da Royal Shakespeare
Company em Stratford-upon-Avon, desde 1980, merecendo destaque as montagens: A
Tempestade, Pericles, Romeu e Julieta, Sonho
De Uma Noite De Verão e duas montagens de Hamlet.
Ron Daniels reside
atualmente em Nova York, e entre suas produções americanas estão: One
Flea Spare (Naomi Wallace), encenado no Public Theatre of New York, Hedda
Gabler, no Dallas Theatre Centre, e Richard II, Richard
III e Macbeth, no The Theatre for a New Audience.
Ficha Técnica
Texto - William
Shakespeare
Tradução -
Marcos Daud e Ron Daniels
Concepção e Direção - Ron
Daniels
Idealização e Curadoria Artística - Ruy Cortez
Cenografia -
André Cortez
Figurinos -
Cássio Brasil
Desenho de Luz -
Domingos Quintiliano
Trilha Sonora -
Aline Meyer
Coreografia de Lutas
- Ricardo Rizzo
Assistência de Direção
- Leonardo Bertholini
Preparação Vocal -
Babaya
Construção de Cenário e Adereços - Mais Cenografia
Equipe de Cenotécnica-
Márcio Vinicius, André Aires, Júlia Munhoz, Niltom Vieira, Ailtom Vieira,
Gabriela Souza
Assistência de Cenografia - Fernanda Ocanto
Projeto de Sonorização
- André Luís Omote
Produção de Figurinos
- Ângela Figueiredo
Fotografia -
Adriano Fagundes, Pedrinho Fonseca, João Caldas
Design Gráfico -6D
Assessoria de Imprensa
- Adriana Monteiro – Ofício das Letras
Assistentes de Produção
- Bellatrix Carrijó e Débora Santos
Produção Executiva e Administração - Francisco Marques
Direção de Produção -
Claudio Fontana
Serviço:
Hamlet
TUCA
Rua: Monte Alegre, 1024 - Perdizes – São Paulo – SP
Rua: Monte Alegre, 1024 - Perdizes – São Paulo – SP
Capacidade: 672 lugares
Estreia dia 19 de outubro, sexta-feira,
às 21h. Temporada de 19 de outubro a 16 de dezembro.
Sexta – 21h – R$ 40; Sábado – 21h –
R$ 60; Domingo – 19h – R$ 50
Ingressos: Vendas
por telefone ou internet - Ingresso Rápido. Aceita todos os
cartões de crédito. Tel: (11) 4003-1212.
Site: www.ingressorapido.com.br
Bilheteria - Horário de Atendimento: Terça a Domingo das 14 às 20h.
Bilheteria - Horário de Atendimento: Terça a Domingo das 14 às 20h.
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