Pages

Pesquisar este blog

Social Icons

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A Partilha de Miguel Falabella 22 anos depois

Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

"A Partilha"
SÃO PAULO - A re-estreia de A Partilha, escrita e dirigida por Miguel Falabella, se deu na capital carioca no Teatro Oi Casa Grande, em comemoração ao aniversário de mais de duas décadas (exatos 22 anos) da peça que, como disse nosso colaborador Luís Francisco Wasilewski, catapultou o autor a um dos principais nomes dramaturgia brasileira. Depois da breve temporada fluminense, a montagem passou pelas cidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Curitiba. A estreia paulistana será na próxima sexta-feira (19), às 21h, no Teatro Frei Caneca. No elenco estão as atrizes Suzana vieira, Arlete Salles, Patricya Travassos e Thereza Piffer.

A Partilha fala de relações afetivas com doses de humor. Conta a história de quatro irmãs que estão um pouco afastadas, cada uma se dedicando à sua própria rotina.
A morte da mãe as une novamente e são gerados muitos conflitos devido à partilha da residência em que a mãe morava. Elas se amam, mas os conflitos também são inúmeros.

Regina (Susana Vieira) é liberada, esotérica e de bem com a vida; Lúcia (Arlete Salles) teve a coragem de abandonar o marido e o filho para viver um grande amor em Paris; a tijucana Selma (Patricya Travassos) é conservadora, casada com um militar e está presa a uma rotina tediosa; Laura (Thereza Piffer) é a mais nova. É intelectual e homossexual assumida.



No palco, o público entra em contato com as idiossincrasias, os afetos e desafetos presentes em todas as relações familiares. ¨São personagens críveis e por isso a montagem chega no coração das pessoas¨, afirma Arlete Salles.

Segundo as atrizes, a trama da peça foi escrita por Falabella a partir de fatos reais observados por ele: é um resgate de cenas observadas na sua família, o que facilita a identificação do público com o texto.

Para a nova temporada não houve alterações com relação ao texto, somente algumas mudanças de palavras que hoje já não fazem mais sentido: agora elas não dizem mais carta e sim e-mail, por exemplo; outra mudança foi no preço do imóvel a ser vendido e partilhado.

O cenário e os figurinos tiveram que ser refeitos, mas apresentam a mesma concepção. O único detalhe relevante é que a figurinista Sônia Soares modernizou as roupas.


Uma História de sucesso
A Partilha foi um dos grandes sucessos dos anos 1990. Na época, trazia para o palco as atrizes Suzana Vieira, Arlete Salles, Natália do Valle e Thereza Piffer. Estreou há 22 anos, num pequeno teatro carioca, o Teatro Cândido Mendes, e a equipe não imaginava que seria um sucesso estrondoso de público e crítica.

Devido à boa receptividade que obteve, ficou em cartaz durante seis anos, circulando por todo o Brasil e foi remontada em 12 países, chegando, inclusive, a fazer temporadas simultâneas no Rio e São Paulo, com elencos distintos. As apresentações só foram interrompidas devido a um incêndio que destruiu o cenário e os figurinos.
A história fez tanto sucesso que foi transformada em filme pelo diretor Daniel Filho, o que deu à obra maior popularidade.

A decisão de remontar esse sucesso veio de Falabella, para comemorar os 20 anos da estreia. As atrizes, por sua vez, ficaram muito felizes com a possibilidade de voltar a interpretar personagens, que segundo elas, são adoráveis.

¨A Partilha é um fenômeno teatral inesquecível. Por que não retornar com um texto que é um clássico?¨, declara a atriz Arlete Salles sobre a volta da montagem.

Na nova versão, Patricya Travassos substitui Natália do Vale. A atriz já tinha feito algumas sessões no lugar de Natália no passado e teve contato estreito com o processo de produção porque na época trabalhava com Falabella na TV.

Para a atriz, foi uma honra ser convidada por Falabella para participar do espetáculo e foi impossível dizer não: ¨Foi difícil entrar num grupo de tanto sucesso e substituir a Natália, mas quando fui convidada pelo Miguel, meu coração bateu mais forte¨, conta.

Segundo as suas parceiras de cena, Patricya trouxe um novo ar à montagem, um time de comédia que foi um grande boom para a encenação, dando mais humanidade à trama.


O prazer de fazer A Partilha 22 anos depois
Voltar com esse trabalho é para as atrizes um misto de desafio e alegria.
Para Suzana Vieira, fazer parte do elenco desse espetáculo foi um divisor de águas em sua vida pessoal e profissional; para ela, voltar a encená-lo é um grande prazer:

¨O texto é do nosso melhor amigo, com amigas em cena. Continuamos vivas, trabalhando e bonitas¨, declara a atriz.

Suzana também afirma que esse trabalho foi vital para que ela valorizasse mais as suas relações familiares: ¨Revi os meus sentimentos com relação às minhas irmãs¨, diz. ¨Os melhores momentos de minha vida eu passo fazendo A Partilha¨, acrescenta.

Arlete Salles declara que caminha com a Maria Lúcia no seu coração e na sua vida. Para ela, retornar ao personagem foi um grande desafio porque hoje é uma mulher mais madura e não queria repetir o mesmo trabalho, e sim, trazer uma nova bagagem ao personagem.¨Não sou a mesma atriz, apesar de manter a mesma essência¨, diz.

Para Thereza Piffer, que também estará em cartaz na capital paulista com o espetáculo de sucesso Hotel Lancaster, foi renovador voltar com a peça. ¨Podemos revitalizar um personagem que vivemos anos atrás”, opina a atriz, que credita o bom relacionamento das atrizes, no palco e nos bastidores, como um fato importante para o sucesso da peça.

Ficha Técnica:
Texto e Direção: Miguel Falabella
ELENCO:
Susana Vieira
Arlete Salles
Patricya Travassos
Thereza Piffer
Iluminação: Paulo César Medeiros
Cenário: Beli Araújo
Figurinos: Sonia Soares
Projeto de Som: Gabriel D’angelo
Programação Visual: Vicka Suarez
Design de Vídeo: Eduardo Chamon

Serviço:
A PARTILHA
Teatro Shopping Frei Caneca(600 lugares)
Rua Frei Caneca, 569 - 6º Andar
Informações: (11) 3472-2229 e 3472-2230
Grupos: (11) 3472-2226
Bilheteria: de terça a quinta, das 13h às 19h; de sexta a domingo, das 13h até o início do espetáculo.
Vendas: (11) 4003.1212 / www.ingressorapido.com.br
Sexta às 21h30 | Sábado às 19h e 21h30 | Domingo às 18h
Ingressos: R$ 80 e R$ 120
Duração: 100 minutos.
Recomendação: 12 anos
Estreia dia 19 de outubro
Curta Temporada: até 25 de novembro

1 comentários: